.

Coluna Jornal 2010

Design Moderno

Posted by Paula Alcântara on June 4, 2014 at 2:10 PM

Ao contrário do que muitos pensam, o moderno não se refere ao que vivemos hoje, e sim à época modernista, ou movimento moderno, que é o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que transformaram as artes, o design e a arquitetura da primeira metade do século XX. Diante do novo século, os artistas e designers acreditavam que era necessário adaptar-sem ao “novo”, ao então moderno na época.

Movimento que marcou a história da arte, do design e também da arquitetura e que até hoje percebemos sua influência nessas áreas. Desde então diversos mobiliários foram criados nestas inspirações e se tornaram clássicos no design de interiores, que quando usados em um espaço o caracterizam e dão um charme especial. Segue alguns como exemplos:

O arquiteto e designer Mies Van der Rohe priorizava a simplicidade de linhas e a pureza das formas, utilizou bastante metal tubular e couro em suas cadeiras e poltronas.

 

Poltrona Barcelona
Chaise Longue Mies

O arquiteto e designer Le Corbusier criava prédios e casas com a idéia de que o lar deveria ser “uma máquina de viver”, utilizando formas geométricas básicas. Seus móveis possuem estrutura metálica tubular cromada e geralmente estofados em couro.


Chaise Le Corbusier

Poltrona Grand Confort

Os designers Charles e Ray Eames, casal americano, que possuíam como um de seus objetivos baixar o custo e democratizar as peças que produziam. Suas obras tiveram enorme influência no estilo de móveis e interiores por mais de 50 anos.


Cadeira DKR

Poltrona Charles Eames

Utilizar mobiliário de design da decoração valoriza o ambiente.




Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments